Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Meio Ambiente
Início do conteúdo da página

Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD)

Publicado: Sábado, 12 de Setembro de 2015, 17h28 | Última atualização em Sexta, 05 de Mai de 2017, 23h26 | Acessos: 1317

Informações do Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) no Campo de Instrução Barão de São Borja – CIBSB

 

  1. O que é o PRAD?

Projeto Pioneiro de recuperação de área campestre degradada realizado em parcela do

Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB).

 

- OBJETIVOS:

- Recuperar a cobertura vegetal da área e reestabelecer as espécies características do bioma pampa;

 - Recuperar e preservar as nascentes e cursos d’água existentes na área;

- Tornar a fração de área passível de ser usada de forma economicamente sustentável com pecuária de corte;

- Permitir o arrendamento da área para exploração pecuária;

 

  1. Onde está sendo desenvolvido o PRAD?

Na Invernada Capela, no município de Cacequi em uma área de 709,90 há, dos 50.083,10 há do CIBSB.

 

  1. Quem está envolvido no PRAD?

O PRAD foi elaborado e está sendo executado pelo Exército Brasileiro com o apoio técnico do IBAMA, da EMBRAPA Pecuária Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

  1. Qual é a missão do CIBSB?

O Campo de Instrução que é uma Organização Militar, subordinada diretamente à 3º Região Militar, destinada a realização de exercícios militares para adestramento de tropas. Sua administração dista de 1875 e conta com um efetivo de 97 homens e mulheres na realização  da fiscalização, controle e conservação do patrimônio sob responsabilidade da Instituição. Além disso, com a finalidade de proporcionar uma destinação econômica, social e ambiental, possui contratos de arrendamentos para exploração agropecuária na maioria de suas 54 invernadas.

 

  1. Como são desenvolvidos os trabalhos do PRAD no campo?

Inicialmente os trabalhos consistiram em reuniões técnicas realizadas no campo, com especialistas de cada instituição, nas quais foram definidas as técnicas de recuperação a serem empregadas. As técnicas empregadas foram definidas em consenso com todas as instituições, considerando a viabilidade de implantação e podendo ser redefinidas de acordo com a evolução da recuperação. Os trabalhos para a elaboração do PRAD iniciaram no final do ano de 2014.

 

Em periodicidade definida entre as instituições, são realizadas reuniões técnicas e verificações “in loco” para avaliar a evolução do processo de recuperação ambiental e a necessidade de adequações. O Exército encaminha semestralmente ao IBAMA, relatório de execução e monitoramento do PRAD.

 

  1. Quais os benefícios do PRAD para o Exército?

Proporcionar educação ambiental das áreas sob jurisdição, além da oportunidade de contribuir com estudos e projetos que visam a conservação e a recuperação do Bioma Pampa.

Fim do conteúdo da página